O QUE É O ISOLAMENTO:
O isolamento define-se como a combinação de diversos materiais que retardam ou atenuam e nos melhores dos casos eliminam as perdas de temperatura ou os ruídos acústicos. os materiais podem-se adaptar a todo tipo de superfícies. Existe muitos tipos de acabamentos (revestimentos) do isolamento sejam elas protecções mecânicas, ambientais ou estética.
AS FUNÇÕES DO ISOLAMENTO:
- Reduzir perdas ou ganhos de temperatura para não se desperdiçar energia.
- Proteger o meio ambiente com a redução de CO2 e NOx e outras gazes de combustão (Buraco do Ozono).
- Controlar temperaturas de superfície (PP) para proteger pessoas e equipamentos.
- Controlar as temperaturas de processo industrial e comercial (fabrico de materiais).
- Prevenir e reduzir condensações de superfícies (especialmente quando existem diferenciais de temperatura elevados).
- Reduzir os ruídos em todos os locais visitados.
- Barreira/ protecção ao fogo, aumenta a resistência ao fogo nu em edifícios, tubagens e cabos de instrumentação.
AS VANTAGENS DO ISOLAMENTO:
- Poupar energia: Desperdiça-se grandes quantidades de energia diariamente na indústria por falta ou Sub-dimensionamento de isolamento.
- Controle de processo: Reduzindo perdas térmicas o controle de produção dos materiais é mais eficiente, logo mais rentável.
- Controle de condensações: O deficiente cálculo do isolamento provoca condensações o que se reflecte em termos de corrosão e tem provocado graves problemas a equipamentos e maquinas.
- Protecção de Pessoal (PP): Isolamento de todas as linhas e equipamentos que estejam com temperatura que possam criar situações de acidente (Tº superfície superior a 70ºC ASTM C 1055).
- Protecção ao fogo: Usado em conjunto com outros materiais pode fazer barreira a equipamentos mais vulneráveis utilização de dupla camada de isolamento ou revestimento mecânico. Projecção de argamassa de lã de rocha para proteger betão em edifícios ou pilares de sustentação de equipamentos.
- Protecção acústica: Atenuação de ruídos provocados por motores tubagens de alta pressão (saída para flare, bombas e compressores).Não esqueçamos que esta atenuação é calcula para criar conforto ás pessoas que estão na fábrica ou nas imediações.
- Reduções de emissões para atmosfera
- O isolamento propicia menos consumo de energia logo menos emissões de gazes proveniente da combustão.
TIPOS DE ISOLAMENTOS:
Existe 4 grandes famílias de isolamentos térmicos e/ou acústicos
- Vidro celular
- Lã de Rocha e lã de vidro
- Plásticos (poliuretano.poliestireno)
- Naturais
O vidro celular ou foamglass é produzido a partir de vidro moído é fundido num forno a uma temperatura de 1400ºC sendo depois adicionado carbono o produto é moldado em cubos que posteriormente são recortados em placas ou outras formas coquilhas aduelas etc..
Lã de vidro tem o mesmo procedimento mas a lã de vidro tem como base a areia e a lã de vidro reciclada depois de fundidos a 1100ºC, são polimerizados, os ligantes naturais assumem a cor amarela. O recorte do material é identico ao do vidro celular.
Na lã de rocha a principal matéria prima é a pedra de basalto fundida a 1400ºC também sofre a acção de polimerização e os ligantes assumem uma cor acastanhada.. O recorte é idêntico ao da lã de vidro.
Na categoria dos “ plásticos” estes são feitos a partir de misturas de produtos químicos e derivados do petróleo.
No caso do poliuretano que é o mais utilizado é obtido pela mistura de dois componentes poliol e isocianato , existem dois tipos:
Produto feito em obra com máquina ou manualmente, este processo está em desuso por uma questão de higiene, de segurança e de protecção ao meio ambiente dado que os produtos carecem de um grande cuidado no manuseamento.
Material feito na fábrica automaticamente que é cortado e moldado depois de “curado” os riscos de manuseamento são quase nulos e circunscritos á fábrica.
Nos naturais tínhamos a cortiça mas que foi substituída pelos plásticos por razões ecológicas e comerciais.
by